terça-feira, julho 05, 2011

Matérias sobre unhas Bem Estar!



Gente Bom Dia!
Hoje estou mais feliz, pois estou conseguindo comer Macarrão instantaneo e purê!...rs
Assistindo Bem Estar, uma matéria muito interessantes sobre unhas, calose etc, resolvi postar aqui
para as leitoras que não podem assistir o programa e se interessam sobre o assunto!

05/07/2011 10h35 -

Cortar unhas retas e não tirar cutícula evitam problemas em pés e mãos


Bem Estar desta terça (5) convidou a dermatologista Márcia Purceli.
Podóloga Roseli Silva Bueno mostrou como prevenir e tratar problemas.

Clique para ampliar o quadro.

Cuidar dos pés é importante não só para mantê-los com uma boa aparência, mas também para deixá-los saudáveis – livres de calos e unhas encravadas. Cortar as unhas da forma reta ajuda a evitar problemas e sofrimentos futuros.

Pisar corretamente é um jeito eficaz de prevenir calos. Portanto, escolher um sapato adequado é fundamental. Para falar sobre esses assuntos, e também sobre cutículas, o Bem Estar desta terça-feira (5) recebeu a dermatologista Márcia Purceli e a podóloga Roseli Silva Bueno, que falaram sobre prevenção, tratamento e como evitar contaminações.



A pele que se acumula nas unhas e vira a cutícula é feita de queratina, uma proteína muito resistente que funciona como uma barreira de proteção em todo o corpo. As células que produzem queratina ficam na camada córnea, a mais superficial da pele e a que mais descama.

Para renovar as unhas das mãos, levam-se até três meses, contra 8 meses do dedão (a pele é trocada por inteiro em 30 dias e os cabelos vivem até 5 anos). O ideal é não retirar a cutícula, apenas empurrá-la, já que a região fica muito próxima da parte viva da unha, onde uma inflamação pode ocorrer facilmente. No salão de beleza, as manicures e pedicures devem esterilizar os equipamentos em autoclave.

Quem tem familiares com histórico de unha encravada deve ficar atento: o problema costuma ser hereditário e aparecer logo nos primeiros anos de vida. O dedo que mais sofre com unha encravada é o dedão, que geralmente é pressionado pelo dedo do lado. Nesse pequeno espaço, a queratina acaba crescendo embaixo da unha. Mas se desesperar não adianta nada, e cortar essa unha em casa pode ser perigoso e desencadear uma infecção.

Já os calos são uma manifestação do organismo de que existem atrito e pressão no local, o que pode ser causado por um calçado apertado ou um bico fino. É aí que se acumulam várias camadas de queratina na região, como forma de proteção. Mas, quando elas endurecem, viram o calo – que não deve ser raspado nem lixado sem orientação.

Em algumas pessoas mais sensíveis, não adianta trocar de sapato nem usar um número maior: é preciso usar um ortopédico, que é mais flexível e provoca menos atrito com o pé. Casos mais graves demandam uma ida mensal ao podólogo.

Segundo a podóloga Roseli, lavar bem os pés – no meio dos dedos e ao redor das unhas – é extremamente importante para evitar problemas. Pessoas obesas, idosas, diabéticas e com dificuldade de locomoção podem usar uma banqueta de plástico no banheiro para fazer essa higiene corretamente. As unhas podem ser limpas com uma escova de dentes macia. Depois do banho, deve-se hidratar os pés com um creme.


Fonte: http://g1.globo.com/bemestar

Esse programa é muito legal, pra quem não pode assisti-lo está ai a matéria!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ps.Deixe o link do seu blog para que eu posso te visitar e seguir.

Obrigada por comentar!!!